A CCM-ULA é uma entidade pública ou privada?

A CCM-ULA é uma Entidade Sem Fins Lucrativos de Direito Privado, Instituição que integra a categoria de Câmara de Comércio. Atuante em estreita cooperação com o poder público, para a execução de políticas de promoção de exportações e investimentos. A CCM-ULA não faz parte da Administração Pública Direta ou Indireta.


De onde provém a principal receita da CCM-ULA?

A principal receita da CCM-ULA provém dos serviços de Abertura de Mercado e/ou Internacionalização que ela promove junto aos empresários que filiam-se a Instituição.


Qual a relação da CCM com o Parlamento do Mercosul?

A relação da CCM-ULA com o Parlamento do Mercosul é inexistente, uma vez que a CCM-ULA executa políticas de promoção para exportações, internacionalização e atração de investimentos estrangeiros à todas as empresas que se qualifiquem e se certifiquem nas normas da Instituição, e o Parlamento do Mercosul é órgão unicameral, independente e autônomo, não é dotado de capacidades legislativas, integra a estrutura institucional do bloco em substituição à Comissão Parlamentar Conjunta do MERCOSUL.


O que é a CCM-ULA e qual é a sua missão?

A CCM-ULA é uma plataforma de Desenvolvimento Econômico, que tem como sua vocação a Abertura de Mercado para empresas nos cinco continentes. Promovendo o desenvolvimento econômico, cultural e social.

Missão

“Atender a todos os comerciários que necessitem ampliar seu mercado, oferecendo a oportunidade de conhecerem novas tecnologias, mitigando riscos, diminuindo custos e maximizando lucros, com profissionalismo, sigilo e celeridade, prestando atendimento diferenciado para a satisfação de todos as partes envolvidas na Rede, gerando crescimento e fortalecimento da Instituição.”


Posso me filiar à Câmara e quais os benefícios de ser associado?

Sim, qualquer empresa ou instituição, seja ela de direito privado ou público, podem se filiar a CCM-ULA.
Os benefícios são inúmeros, destacaremos apenas alguns:

– PIMEX (Programa de Inteligência Mercadológica para Exportação), que nele estão contidas todas as ações mercadológicas para geração de negócios, nacionalmente e principalmente no mercado internacional.

– Acesso a nossa plataforma de divulgação de filiadas:

  • Revista digital Mercosul Magazine;
  • Participação junto a CCM-ULA em eventos e feiras;
  • IMB (Instituto Mercosul de Benefícios);
  • Divulgação da filiada no site e produção de conteúdos para as mídias sociais;

– Aspectos no âmbito de negócios:

  • Possibilidade de obter a certificação do CCD (Certificado de Conformidade Documental);
  • Kit filiação;

Modelo jurídico legal (corpo jurídico especializado);


Como a Câmara pode auxiliar investidores estrangeiros?

A CCM-ULA conta com uma ampla infraestrutura de apoio aos investidores, desde Pesquisa de Mercado, até o auxílio na construção e implantação do seu negócio. Todas as nossas ferramentas de apoio estão contidas na Abertura de Mercado e no Programa PIMEX. Sempre adequando a realidade comercial e jurídica do país que o investidor encontre o interesse em desenvolver suas ações mercadológicas.


Quais são os serviços oferecidos pela Câmara para empresas que pretendem ampliar seus mercados?

Toda a infraestrutura necessária para a empresa que quer ampliar seu mercado, tanto a nível nacional quanto principalmente a nível internacional, que é contemplado pela Abertura de Mercado e o Programa PIMEX . Desde prospecção de negócios com nível tecnológico e célere para os procedimentos de concretização do negócio, juntamente com todas as ações de OPEX (operações de comércio exterior) quando for o caso, ou a operacionalização a nível nacional.


Onde posso encontrar o apoio da CCM-ULA para os investidores?

A CCM-ULA conta com uma ampla infraestrutura de apoio aos investidores, desde Pesquisa de Mercado, até o auxílio na Construção e implantação do seu negócio. Todas as nossas ferramentas de apoio estão contidas na Abertura de Mercado e no Programa PIMEX.


Quais são os Institutos que CCM-ULA possui? Como eles atuam?

O IMC (Instituto Mercosul Cultural) é um centro Multinacional cujo objetivo é promover e divulgar cultura nacional e internacional.

O IMEP (Instituto Mercosul de Ensino Profissionalizante) que tem como objetivo a integração das culturas através do estudo de idiomas, treinamentos em desenvolvimento profissional e gerencial, curso de aperfeiçoamento jurídico e afins.

O IMMA (Instituto Mercosul de Meio Ambiente) tem como finalidade principal acompanhar, desenvolver, aplicar as políticas públicas de Meio Ambiente, entendendo o conjunto de normas, planos, programas e outros instrumentos de proteção ambiental.7

O IMB (Instituto Mercosul de Benefícios) visa oferecer Benefícios e Vantagens exclusivas para os Filiados da CCM-ULA, oferecendo descontos em seus produtos e serviços entre os Filiados. Possui caráter beneficente, sem fins lucrativos, com autonomia financeira e administrativa e atuação em todo o território nacional e nos países onde a CCM-ULA tem atuação institucional e comercial.


Posso encaminhar projetos?

Como uma instituição sem fins lucrativos, que tem como objetivo promover desenvolvimento econômico, cultural e social nos 5 continentes de atuação. Estamos sempre abertos a possibilidades de apoiar novos projetos. Envie nos o seu projeto, faremos o possível para concretizá-lo!


A CCM-ULA aceita estagiários para trabalhar?

Temos dentro da Instituição um forte fomento ao aprendizado e preparação de jovens para o mercado de trabalho. Formando jovens para estarem aptos a linguagem empresarial.

Inclusive realizamos parcerias com universidades, através de programas de treinamento e seleção de jovens para estágio, dentro da Instituição.


Quais os programas Sociais realizados pela CCM-ULA?

  • Projeto Máscacas Imunizadoras Solidárias
  • Projeto Mutirão de Natal
  • Empresas Patrocinadoras para Projetos Aprovados pela Lei de Incentivo à Cultura, com a Câmara de Comércio do Mercosul e União Latino América CCM-ULA
  • Projeto Bonecas de Pano
  • Projeto: Despertando o Ser
  • Projeto Ônibus Solidário
  • Oficinas

Qual a forma de estabelecer uma parceria institucional?

Deve-se entrar em contato com a CCM-ULA através do e-mail contato@ccm-ula.org informando do desejo da parceria, enviando informações sobre o proponente e sobre a parceria.