Resumo das notícias de exportação do dia 20/07 ao dia 21/07
Exportação de minério de ferro do Brasil caminha para novo aumento mensal em julho
O ritmo de exportações de minério de ferro do Brasil apresentou aumento no acumulado do mês até a terceira semana de julho, na comparação com a média diária de embarques do mesmo mês do ano passado, colocando o país no caminho para ter crescimento nos despachos da commodity pelo terceiro mês consecutivo.
Até o dia 17 de junho, o Brasil havia embarcado 20,6 milhões de toneladas de minério de ferro, com uma média por dia útil de 1,58 milhão de toneladas, versus 1,49 milhão em julho do ano passado, quando o país fechou o mês com embarques de 34,2 milhões de toneladas.
Se a média diária da primeira metade do mês se mantiver nesta e na próxima semana, muito provavelmente o Brasil superaria julho de 2019 e também as exportações de junho deste ano, quando o embarque de minério de ferro atingiu cerca de 30 milhões de toneladas, marcando o maior nível do ano.
O preço médio do minério de ferro no porto, de acordo dados do governo, ainda está mais baixo na comparação com o mesmo período do ano passado, mas vem reagindo.
Pandemia faz Brasil mais que dobrar suas exportações de frutas com vitamina C
A crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus tem deixado espaço para algumas exceções. A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) informou que a venda de frutas cítricas para outros países mais que dobrou no primeiro semestre deste ano.
Segundo o boletim da CNA, as exportações de itens como tangerina, laranja e limão subiram 158%, 132% e 12%, respectivamente, no primeiro semestre de 2020, quando comparado com o mesmo período de 2019.
A escolha por essas frutas não é aleatória. Trata-se dos alimentos mais ricos em vitamina C, que ajudam a fortalecer a saúde para enfrentar a propagação do vírus. A exportação de banana teve alta de 17% entre os mesmos intervalos.
Houve ainda forte procura estrangeira por hortaliças. A exportação de produtos como cenoura, tomate, cebola e batata cresceu mais de 300% no primeiro semestre, o que ajudou a minimizar as dificuldades de comercialização desses produtos no mercado brasileiro.
Os dados da CNA apontam que ainda existe grande divergência entre as medidas de prevenção e controle do coronavírus nas cinco regiões brasileiras, o que ainda mantém muitos comércios com as portas fechadas. Diante da incerteza do consumo, produtores de hortaliças estão produzindo 25% abaixo da capacidade normal do período.
Ainda que pontualmente, a reabertura do comércio tem aumentado a demanda por carne de frango e suínos e ovos. A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) divulgou uma revisão das expectativas de produção e exportação para frango, ovos e suínos para 2020. A entidade estima altas na produção brasileira: 3% a 4% na produção de frangos; 7% para ovos; e 4% a 6,5% para carne suína. A exportação global brasileira de carne bovina continua aquecida e com grandes chances de bater mais um recorde de volume e faturamento.
China desbloqueia frigorífico de Rondonópolis (MT)
Em primeiro lugar, a China retirou a suspensão de um frigorífico de carne bovina do Brasil, de acordo com o Ministério da Agricultura nesta segunda-feira (20). Dessa forma, passam a ser 5 unidades brasileiras com exportações bloqueadas pelos chineses.
De acordo com o governo do Brasil, a unidade da Agra, de Rondonópolis, Mato Grosso, foi liberada após apresentação de documentos técnicos e as ações adotadas e apresentadas pelo estabelecimento.
“A General Administration of Customs People’s Republic of China (GACC) fez análise e retirou a suspensão temporária imposta ao Agra”, disse o Ministério da Agricultura, em nota.
Unidades suspensas
Oficialmente, o governo brasileiro não informa quais unidades foram suspensas. Com a decisão desta segunda-feira, são 5 frigoríficos que continuam embargados. São eles:
JBS, de Passo Fundo (RS) – carne de frango;
JBS, de Três Passos (RS) – carne suína;
Minuano, de Lajeado (RS) – carne de frango;
BRF, de Lajeado (RS) – carne suína;
Marfrig, de Várzea Grande (MT) – carne bovina.