De maneira resumida, podemos dizer que o preço é quanto o seu produto ou serviço vale para o consumidor. Além disso, ele precisa cobrir os custos que seu negócio tem e ainda proporcionar lucro.
Essa equação pode até parecer fácil na teoria, mas pequenos empreendedores sabem que, na prática, a conta é bem mais complicada. Além disso, existem casos em que o custo de produção é muito alto e impede um bom lucro.
Confira alguns fatores que podem influenciar na sua política de preços:
- Posicionamento de marca
O preço pode determinar a forma como o seu negócio se posiciona no mercado. Algumas empresas querem passar uma imagem de que oferecem preços imbatíveis, diminuindo o valor cobrado e apostando na quantidade de clientes.
Outras buscam valorizar os produtos e praticam preços mais altos, considerando que o status é uma ferramenta importante na aquisição de bens e serviços.
- Objetivos do negócio
Os preços também podem ser fixados a partir dos objetivos da empresa, sejam eles alcançar um determinado mercado de consumidores, enfrentar ou prevenir competição ou maximizar os lucros.
- Preços para novos produtos
Uma empresa também pode fixar preços baixos quando está começando a oferecer determinado produto para que ele se destaque entre os concorrentes. Essa estratégia busca obter uma fatia representativa do mercado de maneira rápida e gerar maior demanda.
No entanto, para os consumidores, é difícil julgar a qualidade de alguns produtos e serviços antes de testá-los. Por isso, o preço baixo pode provocar também o efeito contrário: muitos consumidores em potencial podem acreditar que o produto não é tão bom, devido ao valor pelo qual está sendo oferecido.
No caso de produtos e serviços inovadores, a recomendação geral é definir preços em um nível mais alto e baixá-los gradativamente. Nesse caso, é necessário que o consumidor esteja disposto a pagar um preço alto e que a concorrência não possa entrar rapidamente com produtos similares.
- Preços flexíveis
Uma política de preços flexível permite à empresa definir preços diferentes de acordo com o perfil de cada comprador. Os preços não são estáticos e podem ser alterados pela prática de descontos e promoções:
Por fim, ao elaborar a sua política de preços, faça testes com seus clientes, analise as variações nas vendas e controle do volume de vendas. Com essas informações em mãos, seu negócio poderá avaliar qual o preço mais adequado e que tipo de condições você pode oferecer aos seus clientes.
Fonte: Sebrae
Por Marketing CCM-ULA