Na data de 01 de agosto de 2019, a Câmara de Comércio do Mercosul e União Latino-América – CCM-ULA inaugurou em sua matriz um importante espaço que foi denominado de Exposição Permanente de Produtos Egípcios.

Esse encontro contou com as ilustres presenças do Cônsul Comercial da Embaixada do Egito no Brasil, Sr. Mohamed Elkhatib e também do Cônsul Geral dos Emirados Árabes no Brasil, Sr. Ibrahim Salem Al Alawi, que procederam à abertura oficial do evento, juntamente com a diretoria e equipe da CCM-ULA. Os representantes da CCM-ULA presentes ao evento foram o CEO, Sr. Loami Bonifácio Junior, a Sra. Nilva Zeitoun, da Superintendência Institucional, o Sr. Qusay Emad, Gerente de Desenvolvimento de Negócios e de Mercado, bem como outros integrantes e parceiros da Câmara de Comércio do Mercosul, que abrilhantaram o momento.

O encontro foi pautado pela formalização dos objetivos comerciais e institucionais que a Câmara de Comércio do Mercosul e União Latino América e o Escritório Comercial da Embaixada do Egito (ECOB) irão desenvolver em parceria e todo o trabalho que já está sendo realizado nesse sentido.

O senhor Mohamed Elkhatib, em sua fala, tratou de pontos importantes, como o foco na comercialização de produtos  egípcios de alta qualidade e também dos produtos brasileiros de interesse comum, bem como, a abrangência do Acordo de Cooperação e Colaboração, celebrado entre a CCM-ULA e ECOB, que vai muito além dos objetivos comerciais,  mas também a promoção de intercâmbio cultural e a divulgação de notícias e movimentos em várias áreas, como a educacional, sempre com ênfase no desenvolvimento empresarial.

A CCM-ULA destacou ainda ao Cônsul, Sr. Ibrahim Salem Al Alawi, todas as possibilidades que o acordo proporciona, pois vão além de seu alcance comercial e tecnológico. É a possibilidade factual de um estreitamento das relações comerciais e Institucionais entre a CCM-ULA e os Emirados Árabes e a construção de uma rede de relacionamentos muito forte para ambas as partes.

Após as tratativas na CCM-ULA o senhor Mohamed Elkhatib, juntamente com representantes da CCM-ULA, se dirigiu a Fazenda Boa Esperança produtora do café, Aromas de Bragança, uma das maiores produtoras de café da região, com renomada qualidade de produção e que alia seu produto ao histórico das fazendas de café da região de Bragança Paulista.

Durante a recepção, toda a estrutura de produção de café na fazenda foi apresentada e também o contexto histórico cultural do produto na cidade, em um descontraído encontro dentro de antigos vagões de trem que faziam o trajeto do café pela região.

Nesse momento, o Cônsul Comercial do Egito, Sr. Mohamed Elkhatib, fez sua explanação sobre o potencial econômico do produto café e também aproveitou a oportunidade para discorrer sobre os produtos egípcios. Ao final, reafirmou todas as potencialidades de comercialização que serão realizadas entre CCM-ULA e ECOB a partir dessa aproximação.

 

   Entenda o Histórico Comercial e Institucional entre a CCM-ULA e o ECOB

Em 2010 o Mercosul assinou um Acordo de Livre Comércio com Egito. Mas, mesmo com essa assinatura, o decreto de aprovação pelo Poder Legislativo só ocorreu em 2015 e a internalização desse Acordo no Brasil dando validade aos seus termos ocorreu por meio do Decreto nº 9.229, em 6 de dezembro de 2017, portanto, trata-se de um pacto que vigora por completo há bem pouco tempo.

Essa assinatura beneficiou diretamente o Brasil em 78% os produtos que já eram exportados ao Egito, e só em 2018 o Brasil já exportou US$ 2 bilhões ao Egito.

Com mais esse ajuste favorecendo o comércio entre Brasil e Egito, a Câmara de Comércio do Mercosul e União Latino América- CCM-ULA, no dia 14 de maio de 2018 assinou um Acordo de Cooperação e Colaboração junto ao o Escritório Comercial da Embaixada do Egito no Brasil- ECOB e, a partir de então, diversas ações estão sendo feitas dentro do escopo de trabalho entre as duas entidades, sendo a promoção comercial a principal delas.

 

Foto- Senhor Loami Bonifácio Junior CEO da CCM-ULA, Senhor Ibrahim Salem Al Alawi Cônsul Geral dos Emirados Árabes, Cônsul Comercial do Egito e o senhor Mohamed Elkhatib e Qusay Emad Gerente de Desenvolvimento de Negócios e Mercado da CCM-ULA.

Foto 2- Exposição Permanente de Produtos egípcios na CCM-ULA

Parte dos produtos do Egito em exposição na CCM-ULA.

Foto 3- Qusay Emad Gerente de Desenvolvimento de Negócios e Mercado da CCM-ULA, Cônsul Comercial do Egito e o senhor Mohamed Elkhatib, senhor José Oscar Ferreira Cintra Presidente da Associação dos Cafeicultores de Bragança Paulista, o senhor Joannes Roosdorp Vice-Presaidente da Associação dos Cafeicultores de Bragança Paulista, a senhora Nilva Zeitoun, Superintendente Institucional da CCM-ULA, a senhora Eliane Franco, Sócia Proprietária do Café Aroma de Bragança, senhor Loami Bonifácio Junior CEO da CCM-ULA e Vicente Moraes Packing Developer Manager da Única Inova Assessoria Empresarial.

Foto 4 – Representantes da CCM-ULA, Cônsul Comercial do Egito e representantes da Fazenda Boa Esperança produtora do café Aromas de Bragança.

Foto 5- Representantes da CCM-ULA, Cônsul Comercial do Egito e representantes da Fazenda Boa Esperança produtora do café Aromas de Bragança.

Por Jornalismo CCM