De acordo com a Pesquisa Focus, divulgada pelo Banco Central, o setor Industrial melhorou, apresentando um crescimento da produção industrial este ano subiu a 2 por cento, de 1,70 por cento na semana anterior. Graças a isso, a estimativa para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) foi ajustada a 1,70 por cento, 0,01 ponto percentual a menos.
O setor Industrial é um dos setores que mais tem proporcionado vagas para os trabalhadores brasileiros, em alguns estados, atingiu mais de 120 mil vagas. No Mato Grosso do Sul, esse número corresponde a quase 20% do emprego formal de todo o Estado.
Na avaliação do presidente da Fiems, Sérgio Longen, a indústria já dá sinais de recuperação desde 2018, quando encerrou o ano com números positivos. “O que vem acontecendo em 2019 é essa consolidação, ou seja, cada vez mais o setor no Estado tem apresentado indicadores positivos, seja na geração de empregos, seja nas exportações de produtos industrializados”, argumentou.
Já no Paraná, o primeiro bimestre desse ano cresceu 10,3%, liderando o crescimento da área.
A indústria é um dos principais setores para os trabalhadores brasileiros, pois existem diversos cursos de capacitação e um grande número de indústrias espalhadas pelo Brasil.
Por Marketing CCM-ULA