O Dia do Trabalho ou do Trabalhador é comemorado em 1º de Maio. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios e de conscientização.

A origem do feriado ocorreu em 1886 nos Estados Unidos da América. Nesse dia, milhares de trabalhadores foram as ruas reivindicar melhores condições de trabalho, incluindo a redução para 8 horas de trabalho (antes eram 13 horas), gerando uma greve que paralisou os parques industriais da cidade de Chicago.

Durante dias, a paralização resultou em dezenas de pessoas feridas e 12 pessoas mortas. Devido a essa greve e em homenagem, a Segunda Internacional Socialista, em Paris, no dia 20 de Junho de 1889, criou o Dia Internacional dos Trabalhadores, que deveria ser comemorado em 1º maio de cada ano.
Aqui no Brasil, o feriado começou a ser comemorado somente em 1895, porém somente em 26 de setembro de 1924, a data se tornou oficial no país como feriado nacional.

Fatos importantes relacionados ao 1º de maio no Brasil:

– Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Este deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer).

– Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.

 

Por Marketing CCM-ULA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *